Descubra aqui os segredos dos chás que emagrecem

Muito se diz pela internet sobre os efeitos emagrecedores de alguns chás.

A Bolotinha aqui foi atrás de mais informações e adivinha?

Muita coisa é verdade, colega!

Alguns chás podem sim ajudar quem está na luta contra a balança.

Eu entrevistei a nutricionista Cristiane Schulz Parizotti, de Porto Alegre, que me revelou todos os segredos desses chás.

Além de indicar os que ela considera mais eficientes para quem está fazendo dieta saudável e buscando emagrecimento, ela deu dicas de como prepará-los.

Mas atenção, moçada!

Não dá para tomar chá no lugar de água. Se você fizer isso, pode desidratar.

Outra coisa que não dá para fazer de jeito nenhum é consumir esses chás em excesso, em quantidade maior do que a indicada.

“O consumo excessivo pode levar a danos irreversíveis à saúde como, por exemplo, lesões no fígado”, adverte a profissional.

Veja, abaixo, a melhor forma de tomar esses chás e os mais recomendados.

 

É verdade que existem chás que ajudam a emagrecer?

Cristiane Schultz Parizotti – Sim, alguns chás, quando aliados à dieta saudável, podem auxiliar no processo de emagrecimento.

 

Mas só tomar o chá não adianta, correto? Que outras atitudes você recomenda para quem está querendo emagrecer e pretende usar os chás como auxiliares neste processo?

Cristiane – Correto. Muitas pessoas acreditam que apenas o chá causará os efeitos desejados. Na, verdade o chá será um coadjuvante no processo de emagrecimento.  As atitudes que podem ajudar são: evitar o consumo de frituras, refrigerantes e doces, trocar o leite e seus derivados pela versão desnatada, retirar a pele/gordura das carnes, beber pelo menos 1,5 litros de água por dia, preencher pelo menos ¼ do prato do almoço e do jantar com salada, reduzir o óleo para o preparo dos alimentos, não ficar muito tempo sem comer, e realizar as refeições sem pressa, mastigando bem os alimentos.

 

Qual é a quantidade indicada e a forma correta de tomar esses chás com propriedades emagrecedoras – entre as refeições, com as refeições, ao acordar, ao dormir?

Cristiane – O chá deve ser preparado em infusão, ou seja, a folha, flor ou raiz deve ser colocada em água aquecida, em um recipiente coberto para que não se percam as propriedades do chá, ficando em descanso por 5 minutos. O consumo deve ser feito logo após. Normalmente, a quantidade é de 2 a 3 xícaras por dia, no mínimo 30 minutos antes das principais refeições para evitar que haja interferência na absorção dos nutrientes dos alimentos. Alguns chás como, por exemplo, o chá verde, possuem cafeína em sua composição, por isso quem sofre de insônia deve evitar consumi-los à noite.

 

Há algum cuidado que precise ser tomado?

Cristiane – Uma informação que gostaria de chamar a atenção é que muitas pessoas substituem a ingestão de água por chás. Existem dois perigos nessa prática: o primeiro é que grande parte dos chás são diuréticos, sendo assim o excesso pode causar desidratação. E, segundo, o consumo excessivo pode levar a danos irreversíveis à saúde como, por exemplo, lesões no fígado.

 

 Quais são os chás que você mais indica para quem está querendo eliminar uns quilinhos?

Cristiane – Chá de hibisco, chá de canela com gengibre, e chá verde são as melhores opções, sendo os dois primeiros mais seguros à saúde, conforme mostram os estudos científicos.

 

O que você acha especificamente do chá de hibisco?

 Cristiane  – Além de auxiliar no processo de emagrecimento, o chá de hibisco vem mostrando efeitos benéficos à saúde: redução do colesterol “ruim” (LDL) e proteção cardiovascular. A melhor forma de preparo é em infusão: uma colher de sopa da flor em 150-200 ml de água aquecida. Deixar descansar por 5 minutos e tomar logo após o preparo, sempre antes das principais refeições.

 

O que você acha do chá de canela com gengibre?

Cristiane –  A canela e o gengibre são alimentos conhecidos por seu efeito termogênico, sendo uma boa opção para ajudar na redução de peso, mas podem trazer outras vantagens como prolongar a saciedade e fortalecer o sistema imunológico.Da mesma maneira que os demais chás, pode-se realizar a infusão de duas fatias finas de gengibre e um pequeno pedaço de canela em pau em 200 ml de água aquecida.

 

O que você acha do chá de oliveira?

Cristiane –  Na verdade, não há evidências científicas de que o chá de oliveira auxilie no emagrecimento. Existem alguns estudos que mostram um possível efeito benéfico em ratos, mas ainda é cedo para concluirmos que o mesmo ocorre em seres humanos.

 

Siga meu Instagram @amandabrum13

Curta meu  Facebook www.facebook.com/emagrecebolotinha

 

7 Responses to Descubra aqui os segredos dos chás que emagrecem

  1. Conheço a Cristiane e gostaria de dar os parabéns a ela e a vc Amanda pelo post sobre chá. Adorei mesmo! E quanto aos chás, fico feliz que o hibisco continue sendo o ban ban ban nesse quesito, pois adoro tomar ele. Mais uma vez parabéns! Bjão!

  2. meu nome é dioneia carla, tenho 1;65 e peso 80kg. tenho muita dificuldade deme alimentar na hora certa, não sou de comer muito, nem de comer tudo, hoje me sinto feia, preciso levantar minha alto estima. me ajude. obrigada

    • Oi Dioneia! Não se sinta assim. Você não é feia e a beleza de qualquer ser humano é muito mais do que sua aparência física, que com certeza vai mudar ao longo dos anos. SE você quer emagrecer, minha sugestão é começar com uma consulta médica para ver se está tudo ok. Com esse profissional você terá condições de discutir qual é a melhor dieta para você. Eu sigo a Dieta Dukan, vc conhece? Se quiser falar sobre ela com o médico ou conhecê-la um pouquinho mais, envio o link com o resumo http://emagrecebolotinha.com.br/a-dieta bjs

  3. gostaria de saber se a combinação canela gengibre e hibisco e correta,e se o cha de sene serve para emagrecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *