Nova Dieta Dukan: veja aqui tudo o que você não sabe ainda a respeito

Foto: reprodução do site da dieta na França

Fui a primeira pessoa no Brasil a publicar algo a respeito da nova Dieta Dukan, lançada na França no começo do ano. E, para minha surpresa, explodiram por aí fóruns na internet a respeito do método e grupos e mais grupos de pessoas que começaram a segui-la (veja nos links abaixo os primeiros textos que escrevi a respeito).

 Conheça a nova dieta Dukan, lançada este mês na França

Emagrece Bolotinha desvenda nova dieta Dukan para você. Veja!

Mas deixa eu te contar uma coisa: a maioria das pessoas não está fazendo a Nova Dieta Dukan, mas sim uma dieta totalmente errada, pelo simples fato de não terem lido o livro, que ainda não chegou ao Brasil. Eu importei da França e li de cabo a rabo e fiquei assustada com o tanto de besteira que o pessoal tem falado e feito de errado por aí.

Eu li o livro em francês de cabo a rabo para entender a dieta e vi que muita gente está fazendo coisa errada aqui no Brasil, pelo simples fato de não ter aguardado o lançamento oficial da dieta por aqui. Fotos: Amanda Brum

Gente, eu relutei muito em fazer este post, porque sou contra quem segue dietas sem saber absolutamente tudo a respeito do método, visto que mudanças na alimentação sem orientação especializada ou sem ter acesso a tudo a respeito do regime proposto pode ser bem prejudicial para a saúde.

Mas depois de tanto conflito, decidi escrever para quem acha que está fazendo a nova Dukan veja que está errando e que o melhor a fazer é esperar pela chegada do método ao Brasil, prevista para este 2º semestre.

Aqui vão algumas informações que ninguém fala e que está fazendo você derrapar no que você acha que é a nova dieta Dukan.

 

Foto: reprodução do site da dieta na França

Farelo de Aveia

A quantidade correta de 2ª a domingo é de 1,5 col de sopa por dia.

 

Tolerados

Ao invés de 2 tolerados por dia, como acontece na dieta Dukan tradicional, na nova dieta Dukan só  se pode consumir um único tolerado por dia a partir de 3ª feira. Na 2ª feira é totalmente proibido.

 

Coadjuvantes

São permitidos desde o primeiro dia da dieta: café, chá, infusões, vinagres, aromas alimentares, ervas, temperos, picles, limão (não em forma de bebida, somente como tempero), sal, mostarda (com moderação) e absolutamente nada mais.

 

Frutas

Elas entram a partir de 4ª feira na dieta, mas não são exatamente de consumo livre. Esse ponto é meio dúbio no livro, pois ao mesmo tempo que ele diz que se pode comer à vontade, ele sugere que não se passe do tamanho de porções que ele menciona na publicação. Quer alguns exemplos?

1 copo de morangos ou framboesas

1 laranja média ou 2 mexericas

2 figos

1 maçã entre média e grande

2 kiwis médios

1 pera entre média e grande

1 fatia de abacaxi fresco com 2 cm de espessura

½ melão

½ manga

½ papaia

Geleias preparadas com frutas frescas e sem adição de açúcar (consumo livre)

Lembrando que estão proibidas a banana,  auva, as frutas secas e a oleogenosas (pistaches, amêndoas, amendoins, etc)

 

Pão

Entra a partir de 5ª feira, na quantidade de 2 fatias. E tem que ser o pão integral. A sugestão do Dr. Dukan é consumir o farelo de aveia de manhã e deixar o pão para outro momento do dia.

 

Queijo

São autorizados a partir de 6a feira todos os queijos cujo percentual de gordura por porção não passe de 45% a 50%.

 

Amido/alimentos com fécula

Entra um alimento com fécula no sábado. O consumo não é livre. Veja algumas opções que entram neste grupo e as porções recomendadas:

210 gramas de lentilhas, grão de bico ou feijões

200 gramas de quinoa

190 gramas de massas cozidas ao dente

170 gramas de massas cozidas e moles

170 gramas de arroz integral

150 gramas de arroz branco

190 gramas de milho na espiga

160 gramas de milho enlatado com casca

140 gramas de batata

80 gramas de purê de batatas

 

Refeição de gala

No método “doce” da dieta Dukan, também conhecido como Nova Dieta Dukan, dieta da Escada Nutricional ou Escalada Nutricional, a refeição  de gala acontece no domingo. E é apenas e somente uma refeição de gala, que deve ocorrer no almoço ou no jantar.

O amido/alimento com fécula da semana, que foi introduzido a partir do sábado no cardápio, deve ser incluído nesta refeição e apenas nesta refeição. Consiste em uma entrada, um prato principal, uma sobremesa e uma taça de vinho ou um copo de cereja.

 

Bebidas

O Dr. Dukan indica uma bebida amiga da dieta para cada dia da semna. Na segunda feira, por exemplo, ele ensina a fazer um chá verde com pimenta vermelha para dar uma bombada no metabolismo.

 

Caminhada

É obrigatória desde o primeiro dia da dieta. E outras atividades físicas além da caminhada são estimuladas e bem-vindas, como a dança, a corrida leve, a natação, entre outras.

2ª feira: 20 minutos, no mínimo

3ª ,4ª, 5ª , 6ª feira: 30 minutos

Sábado e domingo: 60 minutos!!!!! De preferência imediatamente após a refeição em que se consumiu o carboidrato.

 

Água

Obrigatório o consumo de pelo menos 1,5 litro de água por dia.

 

Fase de consolidação 

Ela deve ocorrer a partir do momento em que você atingir seu peso ideal.

A proposta da consolidação na Nova Dieta Dukan é muito semelhante à consolidação proposta no método tradicional.

A pessoa deve se manter nesta dieta por 10 dias para cada quilo eliminado. Se a pessoa perdeu 5 quilos, deve fazer a consolidação por 50 dias. Se perdeu 10 quilos, deve fazer por 100 dias e assim por diante.

A consolidação deve ser dividida em duas fases de igual duração. Nos exemplos acima, seriam duas fases de 25 dias ou duas fases de 50 dias, respectivamente.

Durante a primeira metade da consolidação, a pessoa deve consumir as proteínas que eram permitidas na primeira fase da dieta, os legumes, e tem direito a uma fruta, duas fatias de pão integral, 40g de queijo por dia. Na semana, é possível ter uma (e apenas uma) porção de alimentos com fécula/amido e ainda tem direito a uma (e apenas uma) refeição de gala.

Durante a segunda metade da consolidação, ganha-se o direito a uma segunda fruta por dia, uma segunda porção de amido/alimentos com fécula por semana e uma segunda refeição de gala por semana.

Mas, atenção, desde o primeiro dia de consolidação é preciso que se respeite uma regra de ouro: todas as 2ªs feiras serão apenas de proteínas puras, como as 2as feiras seguidas durante toda a dieta.

 

Fase de estabilização

Funciona como a estabilização do método Dukan tradicional. A diferença é que ao invés da 5ª proteica temos a 2ª proteica para o resto da vida.

É preciso abandonar os elevadores para sempre,  manter a caminhada para o resto da vida e adotar 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia.

Outra exigência é se pesar todos os dias para controlar o peso e, se for necessário, agir rapidamente para não perder mais o foco no peso ideal.

 

Mas, por favor, use todas essas informações para ir se preparando para a chegada oficial do método. Não siga nenhuma dieta sem orientação médica ou acompanhamento nutricional. Não há nada mais precioso do que a sua saúde. Por isso, não a coloque em risco.

 

Eu li, reli e continuo consultando direto todos os livros da Dieta Dukan para que eu faça tudo direitinho e não prejudique a minha saúde. Além disso, sou acompanhada periodicamente por especialistas (médicos, psicólogo e nutricionista), para não fazer nenhuma besteira. Foto: Amanda Brum

Siga meu Instagram @amandabrum13

Curta meu Facebook www.facebook.com/emagrecebolotinha

70 Responses to Nova Dieta Dukan: veja aqui tudo o que você não sabe ainda a respeito

  1. Amanda, da mesma forma que nova Dukan parece ser mais fácil, não sinto segurança que vai dar resultado.. Até pq com o método antigo parece ser difícil emagrecer… Ele no livro fala quanto tempo demora pra emagrecer?

    • Veronica, o novo método é para quem quer emagrecer no máximo 15kg e que não tem pressa para emagrecer. Se vc pensar bem a fundo, é uma reeducação alimentar, com a diferença que prega um dia PP por semana. Então leva mais tempo mesmo. bjs

  2. Amanda, gosto muito do seu blog e sua preocupação em transmitir informações corretas. Continue assim!

  3. Bom Dia,
    Gostaria de mais informações, gosto muito dessa dieta, foi a única que deu certo comigo.
    Atenciosamente,
    Cristina Queiroz

  4. Perfeita a sua matéria. Se há pessoas fazendo errado com o livro em português a disposição imagina sem ele!!!!
    Parabéns pelo seu trabalho, dedicação, força de vontade e sucesso.

    • Obrigada, Tania! Fico realmente preocupada com as pessoas que colocam sua saúde em risco seguindo dietas sem nem saber direito o que estão fazendo. 🙁 bjs

  5. Bom dia Amanda!
    Pelo que eu entendi as duas primeiras fases mudaram completamente com a introdução de novos alimentos. Não será apenas PP e PL, certo?

    De qualquer forma vou seguindo o livro do Metodo Ilustrado enquanto o novo método não chega no Brasil.

    Beijos

    • Maria Cleide vc foi funcionária do BEC ???

      Se foi ligue para Sindicato dos Bancarios 3252.4266 Janteny ou Robério Ximenes

  6. Oi Amanda !
    Me parece um pouco confusa e tbm um pouco mais “dificil” para se adequar ao nosso dia a dia tão corrido. Como vc já leu vou te perguntar uma coisa, nesse novo método o Dr. diz que o resultado é mais rápido ? Qual a diferença entre essa é a que já conhecemos ???

    Bjs

    • Oi Talita, pelo contrário. O novo método é mais lento e indicado para quem tem menos de 15kg para emagrecer e não tem pressa para chegar ao resultado. bjs

  7. gostaria de saber se a proteína texturizada de soja pode ser consumida em forma de carne de soja, na fase ataque?

    • Espera o livro, Samantha! ela é bem simples, mas é preciso estar bem por dentro de tudo pra fazer certinho. 🙂 bjs

  8. Estou muito feliz com essa dieta , mas vou viajar e já estou pensando como fazer certinho. Vou passar 61 dias fora do Brasil e tentar seguir à risca.Vou esperar o livro da nova dieta. Gostaria saber se posso tomar gojy berrie em capsulas e óleo de cartamo que parei quando começei a dieta.Aonde vou vou comprar gojy em fruta.
    Gostaria muito que me respondesse, já que estou levando algumas receitas para fazer nos hotéis.
    Muito obrigada . Aguardo . Um Beijo

    • Oi Ermelinda, não sei te dizer. No livro não há nenhuma menção a esses alimentos. bjs

    • Dia normal PL, Lilian, obedecendo todas essas outras regrinhas que escrevi no post. bjs

    • Oi Nair, não há mais informações disponíveis além dessas que já publiquei nos 3 textos que escrevi a respeito. Agora tem mesmo é que esperar o lançamento oficial da dieta no Brasil e do programa de aconselhamento online que com certeza virá junto. bjs

  9. Gostaria se possível, me tirasse uma dúvida, esta dieta de 7 dias, é para ser feito até eu perder o peso desejável ou tem outro jeito de fazer e quantos quilos consigo perder e durante quanto tempo da dieta. Obrigada pela atenção.

    NARA.

    • Sim, Nara, é para fazer até chegar ao peso e depois tem que seguir a consolidação e a estabilização. A perda de peso varia de pessoa para pessoa. bjs

  10. Ano passado emagreci 16kg com a dieta tradicional, mas não consolidei direito e estou com 10kg de volta ao corpinho =/
    Então quero fazer essa, mas fiquei com uma dúvida: Gelatina, Refrigerante Zero, Clight e esses outros aliados da outra dieta, podem ser consumidos livremente também?
    E vi, também, em alguns grupos do face, sobre o consumo do Goji e da Chia, pode uma colher por dia mesmo?

    Abraços

    • Priscila, no livro em francês não há nada que fale a respeito desses outros alimentos. Tudo o que se há de informação oficial sobre a dieta está nos 3 textos que já publiquei a respeito. o resto teremos de esperar a dieta chegar oficialmente no Brasil para poder descobrir… 🙁 bjs

  11. Oi Amanda! Nunca me arrisquei a fazer a Dukan tradicional pq acho difícil,mas lendo a matéria sobre a nova Dukan achei mais fácil de seguir pq todos os dias tem a introdução de alimentos novos,não achei tão restritiva.Me pareceu mais uma reeducação alimentar mesmo.Parabéns pela tua iniciativa de esclarecer todos os tipos de dieta e acabar um pouco com os mitos das dietas do momento. Te sigo no instagram e acho bem legais as fotos do teu cardápio diário e quando falas de exercícios e consumo de águas e chás. Queria te pedir dicas sobre o chá calmante da noite. Um beijo!

    • Oi Gabi, estou para escrever sobre isso. Aguarde, flor. Estou caçando receitas boas de chás pra dormir. 🙂 bjs

  12. Gostaria de receber no meu email as informações atualizadas sobre o método para não exagerar na dieta ;pois assim como você a minha saúde é mais importante´.

  13. estou tentando fazer esta dieta ,Mas não estou alcançando nenhum resultado, Me mande uma ajuda pois ja li o livro não consigo emagrecer e esta muito dificil estou na face de ataque a 1 mes e so emagrecir 2 kilos

  14. Amanda, muito obrigada pelas informações. Gostaria de saber se você tem certeza em relação aos tolerados, pois a dona da página (e grupo) Lifestyle Dieta Dukan fez um post nos alertando de que NENHUM tolerado é mencionado nesse novo livro. 🙁 Poxa… será que você pode confirmar isso? Obrigada, aliás, pelo blog inteiro, que é maravilhoso!

    • Flor, no próprio site da Dieta Dukan na França, onde ela nasceu, diz que pode 1 tolerado por dia na Dieta da Escada Nutricional de 3a a domingo. Por isso que falo no post que é para as pessoas tomarem cuidado com o que estão publicando por aí e não fazer a dieta antes dela chegar oficialmente aqui no Brasil, a menos que a pessoa consiga importar e ler o livro em outro idioma. Olha o link http://www.regimedukan.com/maigrir-avec-la-methode-dukan/les-conseils-dukan/cuisiner-dukan . Trata-se do item 2. “A partir de la phase de croisière en méthode originale ou du mardi en Escalier nutritionnel, sans dépasser les 2 tolérés par jour pour la méthode originale et 1 toléré par jour en Escalier nutritionnel.”. bjs

  15. tenho o livro e comecei a ler a fase de ataque consegui iliminar três kilos,na verdade queria perder nove kilos mas no segundo dia passei mal senti falta do carboidrato e senti mta tontura e fraqueza e acabei desistindo fiquei frustrada, conheço varias pessoas que fez e nada sentiram

  16. eu comprei o livro e li e comecei a fazer mas não conseguir fazer pq no seg dia senti falta do carboidrato e senti tonturas e fraqueza fiquei mto frustrada pq conheço pessoas que fez e não sentiram nada.

  17. Os alimentos são introduzidos somente no dia ou seguem nos demais dias? Por exemplo qdo acrescentar a fruta é somente naquele dia ou nos seguintes tbm?

  18. Gostaria de fazer a dieta do Dr. Dukan, qual o primeiro passo a ser feito gostaria de uma informação.
    Pode fazer a resposta para esse email. veronicaigthotmail@bol.com.br fico muito grata com sua resposta.
    Se for possível me responda, fico aguardando resposta.
    Ficarei muito grata.
    Verônica

  19. muito legal o que vc escreveu, mas tem como colocar um cardápio para a gente visualizar, como ela é de fato. o que tem de diferente da original.
    com a tradicional eu já eliminei 20kg falta 10kg. nesse último mês pela 1º vez o peso oscilou, por causa da menoupausa. mas glória Deus, voltei a eliminar.
    será que eu posso fazer ela na fase de consolidação?
    beijão tô sempre de olho no seu blog”

  20. Agora, acho que consigo fazer até o fim!!! Obrigada por nós ajudar nessa missão tão difícil de emagrecer!!!

  21. Ola gentem… Eu queria saber o que acontece se seguir a dieta sem consumir o farelo de aveia… Pois tive complicações no meu ciclo menstrual por consumir ele todos os dias….

    Obrigada.

    • Suelen, nunca ouvi falar que farelo de aveia atua no ciclo menstural. Quem te disse isso? bjs

  22. Oi. Essa nova dukan tem um efeito diferente?? To fazendo dukan pp e nao consigo perder mais de 400 g na semana. O q pode estar acontecendo?

    • Adriana, primeiramente, 400 gramas por semana não é tão pouco. A média semanal considerada como saudável é de 500 gramas por semana. Isso posto, várias coisas podem estar interferindo no seu emagrecimento. 1a: vc está contando com acompanhamento médico? Às vezes uma simples disfunção hormonal pode estar te prejudicando. 2a:vc está praticando atividade física, nem que sejam 30 min por dia de caminhada? É preciso ajudar o emagrecimento e acelerar a queima mantendo o corpo ativo. 3a: vc está fazendo a Dukan corretamente, ou seja, ingerindo apenas os alimentos permitidos? Só conseguimos isso se lermos o livro de verdade e ficarmos atentos a todos os detalhes. bjs

  23. Primeiramente, muito obrigada por dividir conosco suas dicas, sou sua Fã, já fiz a Dukan tradicional, eliminei peso, porem não o suficiente. Quero muito voltar, essa nova versão parece mais minha cara, pois sentia muita falta do pão e das frutas .
    por favor nós mantenha informada sobre a Escala Nutricional.

    Obrigada novamente

  24. Oi Amanda!!! Vc sabe quando será lançado o livro sobre a Nova Dieta Dukan aqui no Brasil? Parabéns pelas informações!!! Vc nos ajuda muito!!! Bjo.

  25. Interessante seu post e muito esclarecedor. Tenho duvidas sobre o consumo de iogurte. Pode ser consumido um iogurte natural 0% de gordura ja no primeiro dia? Obrigada.

    • Oi Angela, pode sim. Iogurte natural 0% gordura pode desde o primeiro dia. bjs

  26. Parabéns pelo post Amanda! De longe o melhor e mais esclarecedor que li. A única dúvida que continua me intrigando é o leite desnatado. A partir de quando podemos tomá-lo? Obrigada. Bjs

    • Oi Camila, se for leite desnatado pode desde o primeiro dia na nova dieta dukan e desde a fase de ataque na dieta dukan tradicional. bjs

    • Oi Lucilene, você tem uma restrição alimentar ao farelo de aveia, é isso? O ideal é você conversar com seu médico ou nutricionista para ver o que ele te sugere em substituição. bjs

  27. Amanda;

    não vi sobre os iorgutes, eles podem ser consumidos desde segunda feira? os zero
    tenho essa duvida, outra coisa gelatina zero pode comer a vontade, mesmo que no primeiro dia da escada?

    grata
    viviane

    • Oi Viviane, os iogurtes naturais desnatados entram como o leite desnatado, desde o primeiro dia. Sobre a gelatina, nem na dukan tradiconal ela é à vontade. A recomendação que recebi do programa online é não passar de duas porções por dia. bjs

  28. E o leite de soja zero?
    Estou em dúvida sobre os sucos clight. Achei que era a vontade.
    No 1. dia/ ataque posso comer ricota, cottage, requeijão ?
    Porque os outros gordurosos, só no 4?

    • Suco light não pode, Rubiana! Só se for os em pó, que são química pura (como clight, por exemplo). Até aonde eu li e entendi do livro, o leite de soja zero só pode se vc for vegetariana. bjs

  29. Oiiii.. deixa eu te perguntar uma coisa.. posso comer aquele macarrão konjac para substituir uma refeição (sem ser sábado ou domingo)?
    Muito obrigada. Bjinhos

    • Pode sim, Pamela! Ele é permitido desde o primeiro dia da nova dukan. bjs

  30. Oi amei sua matéria, apesar de estar lendo atrasadinha..kkkk
    Estou fazendo a três semanas, emagreci 1,5kg a principio e agora balanca esta subindo. Tem alguma sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *